A Companhia

A Krisálida tem no nome o que lhe espelha a condição profunda. Tem o nome que lhe é devido, porque transforma as ideias em espetáculos, porque se aventura sem pensar e porque se desenvolve criativamente como a larva na sua crisálida até se transformar em borboleta. Ainda é jovem e encontra-se na fase da larva, mas tem a vontade de crescer e se transformar em borboleta, porque Caminha é a sua casa, mas o mundo é o seu palco!
Surge em outubro de 2014, enquanto companhia de teatro profissional para desenvolver um projeto cultural singular em Caminha (Viana do Castelo), adaptado à sua realidade socioeconómica e focada em criar espetáculos originais, que resultam de uma investigação profunda Krisálida sobre assuntos que são relevantes para a sua equipa enquanto cidadãos e artistas, promovendo o pensamento crítico e o debate de problemáticas sociais. Assenta, por isso, o seu trabalho na exploração do teatro como uma ferramenta de intervenção artística, mas também social e educativa.
Enquanto estrutura teatral pretende captar públicos através de uma estratégia assente na estreita relação com as comunidades e territórios, procurando descentralizar e democratizar o acesso ao teatro a todos. Com esse propósito, cria espetáculos que possam chegar a espaços convencionais e não convencionais, para públicos diversos.
Desenvolve um trabalho pedagógico e comunitário que promove diversos projetos artísticos em conjunto com diferentes tipos de comunidades que queiram explorar o seu potencial criativo. Organiza também um Festival de Marionetas Luso Galaico (MALUGA), aproveitando as sinergias da ligação Caminha-Galiza e acolhe espetáculos produzidos por outras estruturas e companhias que se integrem nos objetivos do seu projeto artístico e permitam o desenvolvimento de novos valores e estéticas teatrais. Procura ainda a circulação das suas criações por equipamentos do país e em circuitos internacionais.