Artistas de Percurso

INÊS SINCERO, Atriz, Encenadora, Dramaturga e Produtora

Intérprete, encenadora, dramaturga e produtora. É licenciada em  Teatro: Interpretação, na ESMAE: Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e frequentou os dois anos do Laboratório de Dramaturgia do Teatro Aveirense. 

Venceu o Poetry Slam Porto: Festival de Performance e Spoken Word. Em 2021, funda o Trio Contador de Histórias: O Bicho Papelão que atua em todo o tipo de eventos infantis e, desde então, mensalmente, estreia um espetáculo na Oficina Com Pinta, em Viana do Castelo. No mesmo ano, assina a fundação e a direção artística do NAVIO: Núcleo Artístico de Vontades Inusitadas e Outras, uma estrutura de criação no campo das artes performativas e audiovisuais, com a qual fez doze projetos nos últimos dois anos. Em 2023, integra a equipa da Baal17 / Krisálida no projeto do IPDJ “Cuida-Te +”.

Inês

TOMÉ NUNES PINTO, Ator

Fez estudos de formação musical e piano na Academia de Música de Viana do Castelo, onde também frequentou o coro VianaVocale. De 2014 a 2016 frequentou a Escola de Magia do Porto. Em 2017 participou no Curso Livre de Teatro, na ESMAE: Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e em 2019 o Clube de Teatro Sub-88, promovido pelo Teatro Nacional São João. Entre 2019 e 2022, ingressa e concluí a licenciatura na ESMAE, em Teatro – Interpretação. Em 2022 e 2023 integra as primeiras turmas do Laboratório de Dramaturgia do Teatro Aveirense. Em 2023, integra a equipa da Baal17 / Krisálida no projeto do IPDJ “Cuida-Te+”.

Tomé

ÁNGEL FRAGUA, Ator e Encenador  

Estudou no Taller Escuela Formación de Actores de Alcalá de Henares (1989-1991), orientado por Fernando Calatrava e Luis Blat; na Escuela de Teatro Ana Vázquez de Castro, em Madrid (1995-1997). Trabalhou com os encenadores Luis Blat, Carlo Bosso, David Ottone, Hernán Gené, Antón Valen e José Carlos Garcia.

Encena espetáculos para outras companhias ou projetos. Destaca a ópera MÁTRIA, apresentada em 2022 no Coliseu Porto Ageas.
Desde 2017, em colaboração com Mara Correia, Joana Ferrajão e o Teatro de Vila Real, como co produtor, cria os espetáculos STAND DOWN, ANJO de Henry Naylor, JE NE SAIS QUOI, ENTRE PEDRAS E PEDROS, PARIS e RETRO – A Viagem. Esta colaboração culminou com a criação de Aquella Companhia em 2023.

Para a Krisálida, é encenador do espetáculo SER PORTUGUÊS DE NORTE A SUL (2024).

PEDRO RAMOS, Ator, Encenador e Formador

Estreou-se na representação em 1987 no teatro amador. Em 1998 concluiu o Curso de Formação de Atores da Escola de Formação Teatral do CENDREV em Évora, onde trabalhou com reconhecidas personalidades do teatro, nacionais e estrangeiras. De 99 e 2003 trabalhou na Baal17 e na ACTA. Em 2004 funda o Alteatro, onde exerce atividade desde então, como diretor artístico, ator e encenador.

Encenou diversos espetáculos em estruturas de teatro profissional, universitário e amador, orientou disciplinas em cursos profissionais de Teatro e várias oficinas de formação. Até à data encenou 26 espetáculos (6 deles para a infância), sobretudo criações coletivas, representou em 47, fez parte do corpo docente de 3 Cursos Profissionais de Formação de Atores.

Para a Krisálida, integra o elenco do espetáculo SER PORTUGUÊS DE NORTE A SUL (2024).

CLARA CASIMIRO, Atriz  

Actriz no grupo de teatro amador de Quarteira, teatro de revista encenado por Ricardo Neves Neves. 

Começou a sua formação no curso profissional de artes de espectáculo na escola Pinheiro e Rosa e depois na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa.

Estagiou no Al-Masrah teatro. Co-coordenadora da oficina de teatro para crianças, A Revolta do Teatrinho Enlatado.

Enquanto Co-criadora do grupo de criação artística independente Os Medalha D’Ouro, colaborou com várias companhias de teatro.

Atriz no filme de longa metragem de Pedro Henrique, Frágil. 

Co-criadora e saxofonista da banda SKFURR. 

Para a Krisálida, integra o elenco do espetáculo SER PORTUGUÊS DE NORTE A SUL (2024).

ALLEX MIRANDA, Ator, diretor, dramaturgo e roteirista  

Iniciou a sua formação teatral no ano de 2000, na cidade de Vera Cruz – Bahia. Mestre em Teatro, com Especialização em Direção/Encenação, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE (Porto – Portugal) e Licenciado em Interpretação pela mesma instituição.

Realizou no Brasil diversas montagens teatrais como ator e diretor de teatro e desde 2008 contribui em Portugal como ator de teatro, cinema, Streaming e televisão, sendo atualmente o primeiro ator negro brasileiro a colaborar, em novelas, filmes e séries, com os três maiores canais televisivos de Portugal (RTP, TVI e SIC). 

Para a Krisálida, é encenador do espetáculo O LIVRO DAS REGRAS (2024).

JAIME MONSANTO, Ator, Encenador e Argumentista

É formado pela Escola Profissional Seiva Trupe, é ator profissional desde 1994, e Bacharel em Audiovisual e Multimédia pela ESAP – Porto. Foi Aluno Finalista de Mestrado em Interpretação e Direção Cénica na ESMAE 2022/2023  e como argumentista, escreveu a curta-metragem “Deus Providenciará”, distinguido nos festivais nacionais Avanca e a curta-metragem “Luana” produzida pela PIXBE também premiada em vários festivais nacionais e internacionais, como Shortcutz Lisboa, Caminhos do cinema, FESTIMATGE XIV, Capital City Film Festival, 16º Kalpanirjhar International Short Fiction Film Festival e Shorts MexicoFICC47, e ainda 4PLAY série difundida na RTP2 em 2018 onde também foi diretor de atores. 

Para a Krisálida, foi responsável pela adaptação do texto do espetáculo O LIVRO DAS REGRAS (2024).

GENÁRIO NETO, Ator

Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (Bahia –Brasil), Genário Neto agrega ao seu currículo formação da técnica do ator pelo XXVIII Curso Livre de Teatro (UFBA-2013/2014), além de estudos em canto e teatro na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) nos anos de 2016 e 2017. Em Portugal integrou o elenco de “As Três Irmãs” (Óscar Codesido) e “Assim que Passarem Cinco Anos” (Lígia Roque), ambos no Teatro Helena Sá e Costa. Em 2021e 2022, com a Momento-Artistas Independentes (Diogo Freitas), elencou os espetáculos “O Sétimo Céu”, “Como Perder um País” e “Tratado – A Constituição Universal”, além do solo “Augusto”, com dramaturgia e encenação de Carina Ferrão. 

Para a Krisálida, integra o elenco do espetáculo O LIVRO DAS REGRAS (2024).

TOZÉ CRUZ, Ator

De 2014 a 2016 frequentou a Escola de Magia do Porto. Juntamente com Tomé Pinto, formou a dupla de ilusionistas “Quase Quatro”, que se encontra ativa profissionalmente desde 2014. Contam já com diversos espetáculos originais e foram diretores artísticos de “VIMAGIA”, o primeiro festival de magia de Viana do Castelo (2022).

Terminou em 2018 o Curso Livre de Teatro da ESMAE. Juntamente com alguns alunos recém-licenciados do Curso de Interpretação da ESMAE, em 2021, criou “NAVIO – Núcleo Artístico de Vontades Inusitadas e Outras”, tendo já feito vários trabalhos como ator e cenógrafo.

Para a Krisálida, integra o elenco do espetáculo O LIVRO DAS REGRAS (2024).

Tozé

FLÁVIA CUNHA, Assistente de Produção e Comunicação

Licenciou-se em Gestão Artística e Cultural, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a qual concluiu em 2017. No mesmo ano começou o Mestrado em Gestão Cultural da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, o qual concluiu em 2020. A par dos estudos, é, desde os 10 anos, Bailarina de Folclore, e um dos membros fundadores do Grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa. Fez o seu estágio de Licenciatura na Sociedade de Instrução e Recreio Social Areosense, onde acabou por ficar como membro diretivo da mesma instituição, no biénio 2017 – 2019. Integrou a Krisálida em agosto de 2022 na área de produção e comunicação.

ALEXANDRE MARTINS, Ator

Licenciado em Cinema e ator desde 1993. Formador na área do audiovisual onde tem desenvolvido trabalhos com crianças e jovens em várias escolas públicas.  Ator na Krisálida de 2014 a 2020.

alexandre martins
angela

ÂNGELA CALISTO, Assistente de Produção

Terminou o curso técnico profissional de Animador Sociocultural na Escola Profissional do Alto Lima – EPRALIMA em 2013. Frequentou a Licenciatura em Animação e Produção Artística na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, nos anos de 2013 e de 2014. No ano letivo seguinte (2014/2015) ingressou o curso de Licenciatura em Gestão Artística e Cultural na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que terminou em 2018. Atualmente, encontra-se a frequentar o Mestrado em Património Cultural, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Concretizou um estágio profissional na área de produção na Krisálida, tendo ainda realizado oficinas criativas do serviço educativo.

CARLA ROSÁRIO, Cenógrafa e Aderecista

Trabalha na área de Realização Plástica do Espetáculo, como Aderecista, Cenógrafa e Figurinista, área na qual se formou. Fez várias formações ligadas às artes do espetáculo, como Dramaturgia, Cenografia, Figurinos, Adereços de Cena e de Ator, entre várias outras técnicas. Organizou projetos e coordenou equipas nas diferentes áreas como Cinema, Teatro, Festivais de Música e outros Eventos Sociais. Trabalhou com a Krisálida em 2022 na conceção do Cenário e Adereções do espetáculo PALHINHAS, A HISTÓRIA DE UM ESPANTALHO.

Carla Rosário
clara ribeiro

CLARA RIBEIRO, Encenadora

É licenciada em Gestão do Património pela Escola Superior de Educação do Porto e formada em Interpretação pela ACE. Estudou também Teatro de Formas Animadas. Fundadora e Diretora Artística da Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora desde 2002. Programadora do Festival Ponto Pequeno em 2004 e 2005. Programadora do Encontro Internacional de Marionetas (EI!), em 2015, 2016 e 2017. Dirigiu, encenou, produziu e interpretou nas mais de 47 produções da Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora. Entre 2002 e 2018 encenou também 15 projetos educativos para Museus e Instituições Culturais e 10 projetos de Teatro Comunitário. Encenou o espetáculo PLASTIKUS (2019) na Krisálida.

CLÁUDIA RIBEIRO, Figurinista

Estudou artes em 1986 na Escola Soares dos Reis. Segue para um curso profissional de Cenografia e Figurinos, na Academia Contemporânea do Espetáculo. Ganha uma bolsa da Fundação António de Almeida e segue para Londres, frequentando o curso superior de figurinos e adereços em Wimbledon School of Art. Regressa em 1994, e entra como coordenadora do guarda-roupa do Teatro Nacional S. João onde fica até 2007. Leciona diversas disciplinas na área plástica no curso de Design de Cenografia na ESMAE e a disciplina de têxteis na Escola Artística Soares dos Reis. Para a Krisálida, desenhou os figurinos para o espetáculo JÁ MORRI MAIS VEZES DO QUE AQUILO QUE DEVIA (2022).

claudia ribeiro
eva fernandes

EVA FERNANDES, Atriz 

Licenciada em Comunicação Social. Recebeu formação teatral com o Junior Sampaio, Alexander Kelly, Jorge Alonso, Guilherme Heras, Iwan Brioc, Ana Luena. Atriz profissional desde 1994. Faz parte do Programa de Itinerâncias da DGLAB desde 2001. Tem trabalhado como atriz em diversas companhias. Na Krisálida integra o elenco de “100 C@RAS” (2021). 

FILIPA ALMEIDA, Atriz

Licenciada em Teatro pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha desde 2011. Durante o seu percurso académico teve oportunidade de trabalhar com João Garcia Miguel, Diogo Dória, Miguel Borges, Stephan Jurgens, João Mota, entre outros. Trabalhou na Krisálida, de Outubro de 2016 a Dezembro de 2017. Fez parte do elenco do espetáculo AUTO DA ÍNDIA (2017).

filipa almeida
Filipe-Miranda-678x381

FILIPE MIRANDA, Músico

Músico, artista plástico. Após estudos em Artes na ESAF em Barcelos e arqueologia na EPA-IPPAR em Marco de Canaveses, licenciou-se em Educação Visual e Tecnológica pela ESE em Viana do Castelo, com posterior graduação em English Teaching pela University of Cambridge. Desde a escrita de canções ou composição de bandas-sonoras até ao som mais experimental, grava, expõe e actua em nome próprio, com banda ou sob vários nomes artísticos (The Partisan Seed, Kafka, Nikouala Gãrgoola, Villa Nazca, entre outros) assim como colabora com outros músicos e artistas, tendo obra publicada em editoras na Europa e no Japão e com distribuição mundial. É membro fundador das companhias Roda:Mola e Teatro da Lua. Fundou as editoras Honeysound, SMENT e PLACCE. É professor de EVT e formador de artes visuais, música e expressão dramática em projectos artísticos comunitários, municipais e escolares. Foi mentor/programador do festival NAA – Novas Artes Associadas (Barcelos) e atualmente é diretor artístico do festival internacional de artes BINNAR (Vila Nova de Famalicão). Trabalhou em 2022 com a Krisálida na criação musical para o espetáculo de teatro de marionetas PALHINHAS, A HISTÓRIA DE UM ESPANTALHO, em 2023 para o espetáculo de teatro para bebés DO LINHO À LINHA e em 2024 para os espetáculos DESLUGAR, O LIVROS DAS REGRAS E SER PORTUGUÊS DE NORTE A SUL.

FRANCISCO MENDES, Técnico de Luz

A sua carreira teve início no Teatro escolar, em Alhandra. Em 2016, frequentou o curso “Artes do Espectáculo – Interpretação” na Escola Profissional de Teatro de Cascais, concluindo em 2019. Durante esse período, desenvolveu projectos no TEC, com o espectáculo “O Sonho” de August Strindberg, no Teatro D. Maria II, “TEATRO” de Pascal Rambert, com participação de Beatriz Batarda, Rui Mendes, Lúcia Maria, João Grosso. Desenvolveu trabalho técnico com a companhia Et Al, no espectáculo “Disney Killer”, em 2020. Encontra-se a frequentar  o Curso Técnico Superior Profissional: Artes e Tecnologias – Luz, Som e Imagem desde 2021. Colabora com a Krisálida desde 2019 como técnico de luz, nas mais diversas produções.

FB_IMG_1666881393461

GRAEME PULLEYN, Encenador

Licenciou-se em Estudos Teatrais e Artes Dramáticas pela Universidade de Warwick. Cofundou e foi diretor artístico do Teatro Regional da Serra do Montemuro entre 1990 e 2005 trabalhando como ator e encenador. Trabalha como encenador e ator independente em Viseu. Projetos recentes incluem: A Guerra para acabar com todas as Guerras (Produção 1º ano – ESMAE – 2018) – Tempostade – Kcena projeto de teatro lusófono para jovens atores (Teatro Viriato – 2018) – Tchiloli – indústrias criativas – (Formiguinha da Boa Morte – São Tomé 2017/8) – (I)migrantes – a partir de entrevistas com refugiados (Teatro do Noroeste – Viana do Castelo – 2017) – Amor de Verão micro espetáculos inspirados em Shakespeare – (Teatro de Giz – Faial 2017) – Besta – a partir de Artaud, Jarry, Ionesco – KCena (Teatro Vila Velha, Brasil – 2017). Anatomia do Medo – (KCena Cabo Verde – 2015), Romeu e Julieta – projeto comunitário com participantes ciganos e não ciganos em Nelas (Teatro Viriato – 2014), DQ 2014, a partir de Dom Quixote – KCena (Teatro Vila Velha Salvador – Brasil 2014), Sangue na Guelra com encenação de Rogério de Carvalho (Amarelo Silvestre 2014) , Vissaium com encenação de Maria Gil (Teatro Viriato 2014), e O Teatro Mais Pequeno do Mundo: (MicroGlobo, Microfénix, A Odisseia segundo Penélope, Teatro Mais Pequeno do Mundo – 2011 – 2017), entre outras.Na Krisálida encenou o espetáculo PLASTIKUS ARTISTIKUS (2019).

GRAEME
Helena Soares

HELENA SOARES, Designer Gráfico

É designar de comunicação e ilustração. Licenciada em Design da Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto e Mestre na mesma área pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD – Matosinhos). Fez Erasmus em Madrid, e viajou mais tarde para Barcelona onde começou o seu percurso profissional. Depois de ter passado por vários estúdios, trabalha atualmente como freelancer a partir de Viana do Castelo. O seu trabalho tem marcado presença em diversos projetos, exposições e publicações nacionais e internacionais. Começou a trabalhar com a Krisálida em 2022, e já elaborou trabalhos para o programa de acolhimento KAAMINHO – Krisálida Acolhe no Alto Minho, para a MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica, para o espetáculo PALHINHAS, A HISTÓRIA DE UM ESPANTALHO e para o espetáculo de teatro para bebés DO LINHO À LINHA. Tem criado ainda as imagens gráficas para as várias oficinas criativas da Krisálida e outros materiais publicitários.

ISABEL LIMA, Figurinista

Estudou na Escola Superior Artística do Porto, na Escola de Estudos Empresariais do Instituto Politécnico do Porto, na Escola Superior Educação de Viana do Castelo e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto. É docente no Colégio do Minho e Diretora do Curso de Design de Moda na ETAP – Escola Profissional em Vila Nova de Cerveira. Recebeu o reconhecimento de uma profissional de excelência, atribuído pela Escola Superior de Educação do IPVC. Criou peças únicas entre as quais uma estola bordada a fio de outro para o Papa Francisco, várias golas para o voluntariado do Hospital de Viana do Castelo, lembranças para os embaixadores da União Europeia e gravatas para os Presidentes da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente da República. Vestiu também vários apresentadores de televisão, atores, músicos e outros parceiros. Criou o projeto denominado “Noivos 100% Alto Minho” e realizou vários projetos escolares, promovendo sempre a cultura do Alto Minho. Na Krisálida criou o figurino do espetáculo de teatro para a bebés DO LINHO À LINHA em 2023. 

Isabel Lima
11174676_754706887976935_1813681516874487934_o

JÉSSICA MOREIRA, Atriz

Licenciada em Teatro e Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra desde 2014. Integrou o elenco do grupo GATERC (Grupo Amador Teatro Esposende Rio Cávado) em vários espetáculos. Fez o estágio profissional na Krisálida (2015/2016), onde, para além do seu trabalho como atriz, foi responsável pelas Oficinas de Teatro para Crianças, que a Krisálida promoveu através do seu projeto educativo. Integrou o elenco do espetáculo REI LAUDAMUCO – SENHOR DE NENHURES (2015).

JOAQUIM RIBEIRO, Músico

É licenciado em Música pela ESMAE. Exerce a função de professor na Academia de Música Fernandes Fão. Na Krisálida fez a direção musical do espetáculo PLASTIKUS ARTISTIKUS (2019).

Capturar
Joana Carvalho

JOANA CARVALHO, Cenógrafa e Figurinista

É arquiteta e fundadora do hub criativo de Viana do Castelo, DINAMO10. Iniciou esta comunidade com a convicção de que a interação e a partilha são fatores chave para a criatividade, inovação e sucesso. Depois de 4 anos em Barcelona, regressou em 2007 à sua cidade natal para fundar o seu estúdio de arquitetura e para, em 2010, criar um dos primeiros espaços de cowork em Portugal, com a ambição de crescer em impacto em vez de tamanho. Desde 2017 faz parte da Rede Europeia de Hubs Criativos, um comunidade que promove a inovação através do sector cultural e criativo. Em 2016 co-fundou a Viana Tech Meetups, que pretendem ser um ponto de encontro para profissionais do sector tecnológico, onde tem o papel de fazer a ligação ao setor criativo. Desde 2019 é membro Creative Commons Portugal, onde procura implementar projetos com relevância para a comunidade criativa, tal como o CC Local Point, uma iniciativa do DINAMO10. Na Krisálida foi a Cenógrafa e Figurinista do espetáculo PIOLHOS E ATORES.

JOANA VILAR, Atriz

É licenciada em Gestão Artística e Cultural (2014 – 2017, Instituto Politécnico de Viana do Castelo), e encontra-se a frequentar o Mestrado em Educação Artística (2018, Instituto Politécnico de Viana do Castelo). Formou-se como atriz entre 2011 – 2014, na Escola Profissional Balleteatro do Porto. Entre 2018 e 2021, integrou a equipa residente da Krisálida onde assumiu as funções de assistente de produção, formadora e atriz.

joana vilar
jonathan richter

JONATHAN RICHTER, Cénografo

Em 1994 concluiu os seus estudos superiores em Cenografia e Luz de Palco, na AKI, Academia de Belas Artes de Enschede. Realizou um estágio no Opera Forum, na mesma cidade. Trabalhou como cenógrafo e designer de palco em projetos de Dança, Ópera e Teatro. Ministrou workshops de Luz e Design para palco, na Universidade de Twente, em Enschede. Desde 1996, a sua vida profissional passa pelas linguagens do audiovisual e multimédia. Tem trabalhado com várias estruturas com funções de criação cenográfica, luminotécnica e audiovisual. Na Krisálida criou o cenário de CALDO VERDE (2020) e JÁ MORRI MAIS VEZES DO QUE AQUILO QUE DEVIA (2022).

JORGE ALONSO, Ator e Encenador

É encenador, ator, formador e clown. Fez formação na F.C.G. e CCB, Lisboa e foi bolseiro na Escola Lee Strasberg New York (1998). Encenou mais de 40 espetáculos para grupos de teatro profissional, universitário e amador. Ator profissional desde 1986 em mais de 60 espetáculos. Formador com mais de 2000 H no Ensino Básico e Profissional nas áreas da Expressão Dramática, Técnicas de Actor e Clown. Faz parte da carteira de Ações de Promoção da Leitura (DGLAB). Na Krisálida integrou o elenco do espetáculo PIOLHOS E ATORES (2016) e encenou os espetáculos REI LAUDAMUCO – SENHOR DE NENHURES (2015) e “100 C@RAS” (2021).

jorge alonso
l1

LEONOR GUISE CARVALHO, Atriz

Atriz, encenadora e formadora. Licenciou-se em 2018 pela ESAP, no curso de Teatro – Interpretação e Encenação. No âmbito do programa ERASMUS, esteve na Bulgária, estudando na NAFTA – National Academy of Theatre and Film Arts. Em 2019 termina o Mestrado em Artes Cénicas – Interpretação e Direção Artística, pela ESMAE. Entre alguns dos projetos em que trabalhou na capital búlgara, encontra-se um estágio em produção do espetáculo de marionetas “AVENUE Q”, numa coprodução com o encenador da Broadway americana West Hyler. Entre agosto de 2021 e julho de 2022, ingressou na equipa da Krisálida desenvolvendo um estágio profissional como atriz e formadora de oficinas teatrais.

LILIANA BARBOSA, Cenógrafa e Figurinista

Iniciou a sua formação teatral em 1999 com o projeto Teatração, desenvolvido com o apoio do programa Eixo Youthstart. Trabalhou como atriz, cantora, cenógrafa e figurinista com encenadores como António Simón, Castro Guedes, Guillermo Heras, Joaquim Benite, José Martins, Manuel Guede e Ricardo Simões. Fundadora e encenadora do grupo de teatro de amadores Associação Teatro à Sexta. Professora e formadora no âmbito do ensino profissional, de variadas disciplinas ligadas ao teatro e artes plásticas. É licenciada em Design e criadora do projeto de design português, Afectos em Trapos. Na Krisálida fez a cenografia e os figurinos do “Rei Laudamuco, Senhor de Nenhures” em 2015 e do espetáculo “Deslugar” em 2024.

Liliana Barbosa
manuel brásio

MANUEL BRÁSIO, Músico

Sonoplasta, percurssionista, licenciado em Composição pela ESMAE e também mestre em Multimédia: Música Interativa e Design de Som, na FEUP. É coordenador de atividades musicais e dirigente associativo da AISCA – Associação de Intervenção Social Cultural e Artística de Viana do Castelo e Professor de Música. Trabalha como compositor e Sound Designer para Concerto, Teatro, Dança, Cinema e Videojogos. É colaborador da FabLab Porto e membro da Digitópia / Casa da Música: Sócio Fundador da INTERFERÊNCIA. Fez o desenho de som do espetáculo PLASTIKUS (2019) na Krisálida.

MARIA QUINTELAS, Atriz

Em 2014 concluiu a licenciatura em Teatro, na ESMAE, na vertente de interpretação. Estreou-se profissionalmente em 2015 no Teatro Nacional S. João, com a produção “O Fim das Possibilidades”. Como atriz trabalhou com vários encenadores e companhias, tendo também trabalhado como encenadora e dramaturga. Aqui destaca “Exímia Sociedade” (Dezembro, 2018) em coautoria e coencenação com Gabriela Amaro e Raquel Ribeiro e “Sai Uma De Pressão” (Agosto, 2021) um texto e encenação da sua autoria. Na Krisálida integra o elenco de JÁ MORRI MAIS VEZES DO QUE AQUILO QUE DEVIA (2022).

quintelas
Ev (399.1)

MIGVEL TEPES, Marionetista

Nascido na Póvoa de Varzim e licenciado em Artes Plásticas e Intermédia, na ESAP – Porto, em 2009. Divide o seu tempo profissional por diversos territórios sempre relacionados com a área artística. Leciona no ensino público e gere ainda o seu próprio ateliê de desenho e pintura, ATELIER02 em Vila do Conde, onde ensina públicos de todas as idades. Como artista plástico deambula entre a pintura e a ilustração, com ocasionais exposições individuais e coletivas, participações em bienais e projetos ligados ao universo mailart e fanzine. A incursão no mundo do teatro iniciou-se há mais de 20 anos, incidindo desde então na conceção e criação de marionetas, adereços e cenografias, e colaborando com variadas entidades teatrais e museológicas. Em 2022, criou as marionetas para o espetáculo da Krisálida “Palhinhas, a História de um Espantalho”.

NELMA NUNES, Encenadora

Licenciada em ensino de Português/Inglês pela Universidade do Minho, Nelma exerce as funções de professora desde 1992, nas disciplinas de Português, Inglês e Expressão Dramática, desempenhando atualmente o cargo de professora bibliotecária. Tem o curso de especialização em Ciências da Informação – Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Colaborou com o grupo amador de teatro de marionetas “Oficinas de Marionetas” do Centro Cultural do Alto Minho. Realizou  um curso de Iniciação ao Teatro pela Companhia Teatro do Noroeste e desenvolveu experiência profissional nessa mesma companhia em vários produções. Trabalhou também como atriz no grupo de teatro Cena Secreta, tendo participado em várias produções e no grupo Caracol de Corrida com o espetáculo para públicos escolares “História Breve da Lua”. Colabora desde 2013 com o grupo de teatro amador À Margem – Armazém Teatral, tendo participado em duas produções como atriz e encenadora. Em 2016 frequentou a formação Escola de Verão para Atores dinamizada pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, com coordenação de Guillermo Heras. Na Krisálida, encenou em 2018 o espetáculo “A Curva” de Tankred Dorst.

2021-12-17-18.58.58-1-1024x1024
Nuno_Loureiro-6

NUNO J. LOUREIRO, Ator e Encenador

Licenciado em Estudos Teatrais (variante interpretação) pela ESMAE-IPP desde 2003. Trabalhou como ator e encenador em diversas companhias e conta com 4 prémios, enquanto encenador. Trabalha desde 2016 com a Krisálida, onde encenou AUTO DA ÍNDIA (2017), CALDO VERDE (2020), VOZES EM LIBERDADE (2021), e fez parte do elenco de A CURVA (2018), UMA VEZ HERA… HERA PARA SEMPRE (2019), PLASTIKUS (2019) E PLASTIKUS ARTISTIKUS (2019).

PEDRO FIUZA, Ator, Encenador e Dramaturgo

É ator, encenador, dramaturgo e sonoplasta. Curso de Interpretação de ACE, atualmente mestrando em Interpretação e Direção Artística na ESMAE. Trabalhou com várias companhias como ator, entre elas Teatro do Bolhão, As Boas Raparigas…, Teatro Noroeste, Companhia de Teatro de Almada assim como com vários encenadores, entre eles Rogério de Carvalho, Joana Providência, Kuniaki Ida, entre outros. Como ator, destaca “Ilhas” de José Carretas coprodução Panmixia/TNSJ; “Pioravante Marche” de Samuel Beckett, direção de Joana Providência cooprodução Teatro do Bolhão/TNSJ e vários produções com encenação de Rogério Carvalho. Foi ator residente do Teatro das Beiras e da Panmixia. Como encenador destaca “Eu, Maldoror” a partir de Lautreámont; “Teatro-Theatre”, e “Porque permaneces na prisão se a porta está aberta?”, de Zeferino Mota, em coencenação com o autor e “A Cidade Muda”, escrita e encenação. Como dramaturgo destaca: “Os Anjos de Nagyrén”, “Sós”, “A Noite Vem Caindo”, “Todos ao Palco” e “O que ficou”. Tem o projeto musical Once Was The Name com o qual tem feito várias sonoplastias para teatro e agora também em cinema. Na Krisálida escreve e encena JÁ MORRI MAIS VEZES DO QUE AQUILO QUE DEVIA (2022).

fiuza
Pedro_roquette6

PEDRO ROQUETTE, Ator

Finalizou o Curso de Interpretação na Academia Contemporânea do Espetáculo em 2009. Tem trabalhado como ator em televisão, teatro e cinema. Na Krisálida fez os espetáculos “A Curva” (2018), “Vozes em Liberdade” (2021) e “Já Morri Mais Vezes Do Que Aquilo Que Devia” (2022).

Ricardo Ferreira

RICARDO FERREIRA, Designer Gráfico

Designer gráfico e web designer. Trabalhou para várias associações culturais na elaboração e desenvolvimento da sua imagem gráfica. Foi o designer gráfico do FESTAFIFE – Festival Internacional de Marionetas e Cinema de Animação durante as suas 5 edições. Desde 2015 tem desenvolvido vários trabalhos como designer gráfico para a Krisálida, tendo criado a imagem da MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica, desde a sua 1ª Edição, bem como todo o material gráfico publicitário. Elaborou também as imagens dos espetáculos PLASTIKUS, CALDO VERDE e JÁ MORRI MAIS VEZES DO QUE AQUILO QUE DEVIA da Krisálida. 

RUBINA JASSAT, Comunicação

É licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing Digital. Realizou algumas formações complementares como o Curso de Formação Pedagógica (CAP), Técnicas de Base de Jornalismo Radiofónico, pelo CENJOR e Curso de Técnicas de Televisão pelo CENJOR. De 2016 a 2018 assumiu o gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Assessoria do Grupo Ghost (Suavecel, Nunex e Fortissue), em Viana do Castelo, dois anos antes esteve na Monstros e Companhia em Coimbra e Lisboa, em 2011 na Enjoy Smile, comunicação e em 2006 na agência Inédia em Lisboa. Conta ainda com vários trabalhos como freelancer em produção, assessoria cultural e política  em funções de produção, markeeter digital, assessoria, copy e relações-públicas em diversos eventos. Entre 2007 e 2010 integrou diversas redações da radio, no Alto Minho. Entre 2019 e 2022 integrou a equipa Krisálida como responsável pelo departamento de Comunicação.

rubina
simao luis

SIMÃO LUÍS, Ator

Concluiu o curso profissional de Interpretação pelo Balleteatro Contemporâneo do Porto. Atuou com encenadores e companhias como Nuno M. Cardoso, Frederico León, com o Teatro de Marionetas, com a PELE, com La Fura dels Baus, entre outros. Foi bolseiro do Teatro São Luíz /Colectivo 84 no Encontro de Novas Dramaturgias Contemporâneas. Encenou a peça teatral “Texto para Novembro” de José M. V. Mendes. Foi encenador do Grupo de Teatro da Faculdade de Letras do Porto. Foi professor no curso de teatro do Balleteatro Centro de Formação e orquestrou diversas formações. Atualmente, dirige uma formação contínua em Teatro na Porto d’Art. Na Krisálida fez parte do espetáculo REI LAUDAMUCO – SENHOR DE NENHURES (2015).

X